sábado, 24 de janeiro de 2009

O jantar mistério

Há uns dias atrás recebi por mail um convite para participar num jantar de homenagem a um camarada e antigo Vereador na Câmara Municipal do Seixal. Quando recebi o convite pensei:
- Homenagem?
Mas a que propósito se pretende homenagear, nesta altura, este camarada?
É um homem ainda relativamente jovem e não acredito que tenha pedido a aposentação.
Do que lhe conheço é ambicioso e por isso não creio que pretenda retirar-se para o anonimato. O seu currículo político, com altos e baixos, não é, no meu entender, de tal forma elevado e brilhante para ser um modelo inquestionável de virtudes e um exemplo para todos nós.
Continuei a pensar qual poderia ser o significado e a razão desta homenagem e comentei para os meus botões:
-Não vou participar nesta maldade que estão a fazer a este meu camarada. Só pode ser uma maldade que os ditos amigos lhe querem fazer, porque se não é o seu lançamento para uma candidatura interna com vista às eleições autárquicas, estão a dizer-lhe que em função do seu apreciado currículo está na hora de se recolher e reformar.
Hoje, já depois do dito jantar, leio um jornal local e vejo as declarações que o meu camarada lhe prestou.
Dizia o meu camarada que foi tudo feito nas suas costas, que estava muito comovido com a maldade que lhe tinham preparado e até Ministros e ex- Ministros iriam estar presentes nesse maldoso jantar.
Quando li estas declarações fiquei chateado comigo, por duas razões:
- Primeiro porque não fui ao jantar, sempre poderia ter apertado a mão a algum Ministro e aproveitava para lhe pedir um autógrafo para os meus filhos. Podia ser uma forma de os convencer que a actividade política é a mais nobre das "profissões" e sempre me perdoariam uma parte das minhas ausências.
- Segundo, porque eu devia estar muito enganado por não ter percebido ainda que este meu camarada é uma figura de referência nacional, razão porque não poderiam deixar de estar alguns Ministros na homenagem.
No mesmo jornal, outro meu camarada, referindo-se ao jantar de homenagem e considerando-a muito justa, dizia:
-Os anos passam mas os valores continuam cada vez mais firmes e a experiência conta muito, especialmente em tempos que não são muito propícios a aventuras, nem devem acolher, muito menos, aventureirismos.
Palavras sábias deste meu camarada, as quais subscrevo na íntegra. Os valores não são para deitar para o lixo, a experiência tem-nos dito que há males que não se devem repetir e o aventureirismo encapotado num jantar de homenagem deve ser repudiado na medida em que não era para prestar homenagem a ninguém mas sim para lançar uma candidatura assente na vaidade e desenraizada de valores.
Fico satisfeito por saber que afinal os nossos Ministros têm mais com que se preocupar e por perceber que a grande maioria dos militantes socialistas do Seixal não têm memória curta.

2 comentários:

  1. Dr Fonseca Gil,
    O Dr é que anda equivocado;
    Não é o Jantar que é um mistério, mas o Dr. é que anda muito misterioso.
    Talvez a confusão que vai na sua cabecinha poder-se-á dever ao carunchos da UDP.
    O seu amigo e cacique até foi a Jantar, diga-se Samuel Cruz.
    Nunes

    Pois é Dr. isto dá para pensar.

    ResponderEliminar
  2. Lamentavelmente o PS Seixal não quer ganhar eleições. Se o candidato for Ricardo Ribeiro é para continuar tudo como está. A CDU no Seixal não ganha por mérito mas sim por falta de mérito dos partidos da oposição. Lamento.

    ResponderEliminar