sábado, 20 de junho de 2009

Assuma-se a realidade.

Não sou daqueles que gostam de tentar esconder o evidente, ou melhor dizendo, transformar derrotas eleitorais em discursos de vitória.
Sejamos pragmáticos e sem rodeios afirmar que o Partido Socialista sofreu nas eleições para o Parlamento Europeu uma derrota eleitoral. Ganhou o PSD e todos os restantes partidos da oposição viram significativas melhorias nos seus resultados.
Se as sondagens não reflectiram os resultados, nem por isso se podem considerar que tenham sido uma autêntica surpresa.
Claro que o eleitorado não votou sobre propostas e projectos europeus; a grande maioria, como também já era expectável, borrifou-se para as eleições; dos que votaram haverá concerteza um número significativo que votou em protesto contra o governo.
Na hora do voto muitos dos eleitores, que acredito sejam a favor de um projecto europeu, votaram em partidos anti europeus, nomeadamente, PCP, CDS e Bloco de Esquerda; isto porque a situação económica se agravou no último ano em todo o mundo com reflexos extremamente negativos na economia das famílias, das empresas e das nações. E quando assim é, não há governo nacional que seja, só por si, capaz de evitar a degradação das condições económicas e sociais dos seus países e dos seus cidadãos. Resultado, as pessoas votam contra o poder em exercício, seja ele qual for.
Isto para dizer que é perfeitamente compreensível este resultado eleitoral, agravado com alguns erros que o Partido Socialista, consciente ou inconsciente cometeu nos últimos tempos; nomeadamente, não ter dado um sinal claro de distanciamento relativamente ao papel desempenhado pelo Banco de Portugal na sua qualidade de supervisor da actividade bancária. Direi apenas que se o Banco de Portugal não via palheiros nunca poderá ver agulhas e, nessa medida, o Dr. Victor Constâncio, deveria ter uma atitude mais digna assumindo pessoalmente a sua responsabilidade politica de uma incapacidade técnica demonstrada pela Instituição que dirige.
O Partido Socialista deve ser um partido de governo e não um partido de intocáveis. Se assim for o Partido Socialista voltará a merecer rapidamente a confiança generalizada dos cidadãos porque é um partido de projecto social, de projecto económico sustentado, de visão humanista da sociedade e esses valores são queridos à esmagadora maioria das pessoas.
O Partido Socialista assume relativamente à Europa uma postura de aproximação cada vez maior entre os povos para que todos se unam num projecto politico aglutinador e, para que em democracia se enraíze um sentimento europeu, relegando para plano aceitável o egocentrismo dos patriotismos e nacionalismos que têm sido fonte de ódios e guerras constantes.
Como é possível haver partidos contra o desenvolvimento dos laços europeus, mas passam o tempo a reivindicar da Comunidade Europeia e para a qual nada querem contribuir?
Alguém de bom senso aceita uma filosofia de tudo querer receber e de nada querer dar em troca?
O exemplo dos pedinchas está bem patente aqui no nosso concelho. O Partido Comunista no Seixal passa o tempo a lançar fel contra a Europa, mas agora prepara-se para fazer uma campanha demagógica sobre investimentos a realizar que não realizaria se não fossem as comparticipações comunitárias.

8 comentários:

  1. Subscrevo tudo o que dizes, parabens pelo blog. Saudações nacionalistas

    ResponderEliminar
  2. COINCIDÊNCIA OU "SEIXAL ÚNICO" ??


    Englobado no Programa de Festas da Freguesia do Seixal estão dois eventos de carácter religioso. Um convívio no Adro da Igreja para comemorar os 275 anos da Paróquia do Seixal e a Tradicional Procissão de S. Pedro.
    Na realidade o convívio deu-se ontem com a presença de cerca de 50 pessoas. No entanto o melhor ainda estava para vir. O Partido que tanta campanha fez contra a ASAE decidiu por mera "coincidência" ordenar através de Fiscais da Câmara fazer uma inspecção rigorosa ao Convívio organizado por Escuteiros e cancelou o jantar a meio, pasmem ... porque as carnes que estavam a ser assadas deviam estar numa arca frio e não num alguidar!!!! Não é difícil de entender a ninguém de que as carnes depois de temperadas
    e prontas a assar logicamente não deviam estar no frio. Claro que o problema não é este pormenor, mas sim a atitude "inquisitoria" de uns fiscais mandados para ali para estragar a festa a pessoas que contráriamente ao que eles pretendiam, se limitaram a acabar com a festa e acatar com civilidade uma ordem digna das "imposições fascistas" de antigamente.
    Será que isto é apenas coincidência ou já desespero ??
    Posso garantir que algumas pessoas que ali estavam e sempre votaram CDU, decididamente ontem mudaram de rumo. O feitiço virou-se contra o feiticeiro.

    ResponderEliminar
  3. Psst, … Psst, ... sr. Seixalense Atentooo,

    Você tem destas coisas. De repente, surgindo do nada, vá-se lá saber de onde sai, e zás! Sai parvoeira e acima de tudo, neste caso, suficientemente comprometedora.

    Você é efectivamente um espanto, homem. Há por aqui alguns assim, mas ... o senhor suplanta-os.

    O seu carácter anticomunista, é tão exacerbado que nem pensa. Para si, tudo quanto de mal, no seu entender, existe no concelho do Seixal, quiçá, no mundo, é culpa, é da responsabilidade dos comunistas do PCP.

    Claro, que esse assunto até daria conversa, mas ... a gente percebe também a perda de tempo que seria.

    Mas, vamos lá ao assunto que me levou a vir aqui, para que algumas coisas fiquem claras. Está recordado de mim não está? Lembra-se do Hospital no Concelho do Seixal? Foi o outro assunto que nos fez cruzar. E tal como nesse assunto, aqui estou eu, para o relembrar que sem margem para dúvidas e continuadamente, o sr. é HIPÓCRITA E PERTENCE A UM PARTIDO DE HIPÓCRITAS (escrevo com letras maiúsculas para se ver melhor) sabe porquê? Ora vamos lá:

    Sabe a que Vereador pertence o Gabinete do Partido Médico Veterinário na estrutura da Câmara Municipal do Seixal? Não sabia, mas eu digo-lhe. Pertence ao Vereador Samuel Cruz. Sabe quem é? Sabe com certeza, mas eu vou dize-lo, também, para mais tarde recordar. O Vereador Samuel Cruz pertence ao PS e, aqui acima, noutro post, está a convidar-nos para a sua apresentação pública como candidato a vereador da Câmara mais uma vez.!!!

    Sabe quais são as funções, entre outras, do Gabinete acima referido? Não sabe, mas eu digo-lhe: Fiscalizar feiras e festas que envolvam produtos alimentares servidos a cidadãos consumidores. Fazem-no todos os anos e em todas as festas que se realizam no nosso Concelho, e, em todas elas, no exercício do seu dever, têm determinado o encerramento de muitos estabelecimentos que não cumprem os requisitos mínimos no âmbito da segurança alimentar.

    Sabe com que base legal estes técnicos intervêm? Não sabe, mas se calhar já ouviu falar. Apenas se esqueceu neste caso, por ser anticomunista. Mas, eu recordo-lhe: Trata-se de Leis da República Portuguesa, aprovadas aos "molhos" por sucessivos governos PS e PSD, cumprindo directivas, com vénia, da Comunidade Europeia, cuja responsabilidade fiscalizadora está a cargo da ASAE e da Direcção Geral de Veterinária.

    Reparou? Temos um Pelouro dirigido por Samuel Cruz, que é vereador eleito pelo PS, que tutela o Gabinete do Partido Médico Veterinário, cujos técnicos actuam, em conformidade com a legislação em vigor.

    Agora diga, onde é que está o problema? Os Escuteiros que me perdoem, mas, após ponderação, estarão por certo de acordo, e, senão corrigiram já o problema que deu origem a este incidente, em nome das boas práticas que lhes são reconhecidas, certamente, em próximas iniciativas não deixarão de estar em conformidade com a Lei.

    Está a ver sr. Seixalense Atento. Percebeu porque é que é HIPÓCRITA, ANTICOMUNISTA, E ACIMA DE TUDO, AGORA, ASNO?

    Note Bem: Julga pretender, porventura, que na qualidade de anónimo "Seixalense Atento", as questões aqui colocadas não o possam atingir na capa do disfarce.

    Pura ilusão. Seja você, homem, mulher, Seixalense Atento, Ex-militante, LL, ou outra "coisa" qualquer, você sabe que estou a falar consigo. Você sabe, que são para si as palavras que aqui escrevo. Você sabe, lá no fundo, bem dentro de si, que é uma nódoa. É um aborto de gente que alguém não teve coragem de resolver a tempo.

    Você sabe que as palavras são para si e ferem-no!

    Não merece mais!

    Domingos C. Andrade

    ResponderEliminar
  4. Quem ainda tem duvidas, vejam o vídeo que se encontra no link em baixo.
    Para terem a percepção, daquilo que o regime comunista da China, apoiado pelos comunistas do Seixal, permitem fazer por lá!

    Bloqueio total aos comunistas do Seixal em Outubro, e aos produtos Chineses, JÁ.



    http://www.peta.org/feat/ChineseFurFarms/index.asp

    ResponderEliminar
  5. A diferença

    Todas as opiniões são válidas… ou validadas.

    O que este concelho precisa é de ideias críticas, na base da inteligência humana,
    O PSD do seixal poderia contribuir, não fosse a guerra partidária e mesquinha que o seu candidato, optou por renovar. O seixal é um dos concelhos onde existe trabalho positivo.
    E é também o concelho onde o poder económico (PS e PSD) está de mãos dadas com aberrações de cimento, inventariadas por alguns senhores deste executivo, no entanto a mudança só pode partir da CDU e de Homens e Mulheres que acreditam que SIM é Possível.
    O que preocupa o PSD e o PS é a destruição do lado positivo da imagem deste concelho.
    Por ai não é o caminho! Amigo Edson.

    ResponderEliminar
  6. Agradeço a quem quiser publicar em vez de o deixar em comentário


    (Carta que enviei por mail ao Senhor Director do Jornal do Seixal e à qual não obtive, ainda, resposta.
    Peço desculpas a todos os que não se identificam com a incompetência e trabalham para um futuro construtivo.
    Será a presente carta, enviada para todos os blogues da margem sul e restantes meios de comunicação social)





    Ao Exmo. Senhor Director do Jornal do Seixal


    Tenho visto anunciado nos meios de comunicação social (jornais, blogues e o Boletim Municipal), notícias de índole cultural das mais variadas personalidades do nosso concelho. A esses os meus parabéns pelo seu trabalho.
    Recebi à uns tempos atrás, pelo Boletim Municipal, a noticia de que um jovem designer deste concelho tinha sido seleccionado num concurso internacional de Design. A esse jovem os meus parabéns.
    É necessário, senão urgente, anunciar que do nosso concelho, também nascem e crescem pessoas que demonstram qualidades culturais.
    Os artistas do nosso concelho devem ser reconhecidos como exemplo de trabalho e perseverança. Devem os nossos jovens ter como exemplo, quem opta pela via académica para concretizar os seus sonhos e é bem sucedido.
    Sendo na minha humilde pessoa, artista e funcionário de administração local (assistente operacional), munícipe à 18 anos, venho expressar a tristeza de ser um ilustre exemplo desconhecido para os jovens deste concelho.
    Sei que tenho mais obras em acervo de Gravura na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, do que qualquer artista desde a década de 50. De que estas servem de exemplo e divulgação para todos os jovens da Academia.
    Sei que venci um dos mais difíceis dos concursos internacionais de Gravura em 2008 (PREMIO INTERNACIONAL DE GRABADO “MAXIMO RAMOS”).
    Sei que fui em 2007, seleccionado para a Estampa (a maior mostra de Gravura do mundo).
    Sei que em 2004 fui convidado para representar Portugal na BIENAL INTERNACIONAL DO DOURO.
    Com isto e mais algumas conquistas, decidi despender algum do meu tempo a construir um blogue, a anunciá-lo por todos os meios de comunicação social do concelho.
    Como já deve ser claro, não o fiz pelo protagonismo. Fi-lo pela consciência de que tendo conseguido construir toda esta carreira artística, o devia a todos os que me apoiaram e com os seus esforços financeiros, me proporcionaram um percurso académico e tudo o que daí advém (os contribuintes).
    Fico triste por saber que dos poucos blogues que demonstraram algum interesse em divulgar os meus trabalhos, foram sucessivamente apagando os registros da sua existência.
    Triste por ver jornais que na sua ignorância, suprimem informação de interesse público, pois nem me passa pela cabeça, razão diferente. E, nem pense o senhor director de que me vende a ideia do desconhecimento, pois esse é o seu trabalho como jornalista.
    Não peço ao senhor director que gaste meia coluna com o meu trabalho, pois não penso ser a conquista de um prémio internacional de arte, ou o recém terceiro lugar noutro, algo mais importante que a noticia de um concurso municipal de fotografia (obras fotográficas que ainda não tive oportunidade de as vislumbrar no Boletim).
    Longe de mim pensar que o ensino a fazer o seu trabalho.
    Acredite o senhor director de que acho ser o seu trabalho e o dos seus colegas da comunicação, um total descrédito para o desenvolvimento do concelho.
    Mas peço-lhe encarecidamente que nalgum dos próximos meus sucessos, o divulgue. Nem é necessário mencionar o meu nome. Basta-me saber que chega aos nossos jovens munícipes a mensagem de que alguém deste município, com o esforço do seu trabalho conseguiu o máximo reconhecimento.
    O Concelho do Seixal não é exemplo da vanguarda cultural em Portugal, mas, infelizmente, está nas mãos de pessoas como o senhor director, dar o exemplo de que aqui se trabalha e estima quem trabalha, por e neste concelho.

    Encarecidamente pelo desenvolvimento sócio-cultural do nosso concelho.
    Atentamente,
    Júlio Almas
    Seixal, 30-06-09

    ResponderEliminar
  7. É engraçado virem aqui falar do candidato do PSD, o único que tem verdadeiramente afrontado o poder comunista. Se calhar por isso dizem que faz guerra mesquinha

    ResponderEliminar
  8. O Sr. Domingos C. Andrade, é muito "divetido", quando for grande quero ser como ele.

    ResponderEliminar